Pesquisa aponta liderança absoluta para JHC nas eleições de 2024
02/05/2024 09:09 | Texto de:

JHC | Foto de: Reprodução

Uma nova pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto DataTrends e divulgada nesta quarta-feira (1) mostra que o atual prefeito de Maceió, JHC, lidera com ampla vantagem as intenções de voto para as eleições de 2024.
No cenário espontâneo, onde os entrevistados mencionam livremente o candidato de sua preferência, JHC desponta com 39% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Rafael Brito, fica com apenas 4%. Lobão e Ricardo Barbosa empatam com 1% cada. A pesquisa também mostra que 54% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
A vantagem do atual prefeito cresce ainda mais nos cenários estimulados, em que são apresentadas opções de candidatos. No principal cenário, JHC registra 71% das intenções de voto, enquanto Rafael Brito fica com 6%, seguido por Lobão (3%) e Ricardo Barbosa (1%). Nesta modalidade, 11% declararam votos brancos ou nulos, enquanto 5% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também avaliou a gestão do prefeito JHC, apontando que ele possui 81% de aprovação popular na capital alagoana, contra 14% de desaprovação. Os demais 5% não souberam ou não quiseram responder.
Os dados mostram que, independentemente do cenário, JHC lidera com folga as intenções de voto, indicando que a sua reeleição é uma possibilidade cada vez mais concreta. Veja os resultados dos cenários alternativos:
Cenário 2: JHC aparece com 74% das intenções de voto, Rafael Brito com 8%, enquanto votos brancos ou nulos somam 14% e os que não sabem ou não quiseram responder, 4%.
Cenário 3: JHC lidera com 73%, Lobão aparece em segundo lugar com 5%, votos brancos ou nulos somam 18%, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder.
A percepção de vitória também aponta um cenário bastante favorável para JHC, com 84% dos entrevistados acreditando que ele será reeleito. Rafael Brito, Lobão, Lenilda Luna e Ricardo Barbosa aparecem empatados com 1% cada. O percentual daqueles que não souberam ou não quiseram responder é de 10%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-07149/2024, com uma margem de erro máxima de 3,46% e um grau de confiança de 95%.