Seis municípios em Alagoas estão sob risco de surto de dengue; veja quais são

26/04/2024 08:10 | Texto de:


Surto de dengue | Foto de: Reprodução



O Ministério da Saúde anunciou a chegada da primeira leva de vacinas contra a dengue em Alagoas, que será distribuída nesta sexta-feira (26). Doze municípios da I Região de Saúde serão contemplados nesta primeira etapa.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as cidades beneficiadas incluem Flexeiras, Messias, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Rio Largo, Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Pilar.

Apesar do anúncio da distribuição das vacinas, ainda não foram divulgados detalhes sobre o público-alvo para esta fase inicial de vacinação. A definição deve ser feita após a publicação da Nota Técnica do Ministério da Saúde, que orientará a aplicação do imunizante Qdenga, produzido pela Sanofi Pasteur. Até o momento, também não há informações sobre a quantidade de doses que serão destinadas ao estado.

A preocupação com a dengue em Alagoas é crescente. O informe semanal da Sesau aponta que seis municípios estão sob risco de surto. As cidades identificadas com maior vulnerabilidade, com dados coletados entre 18 de fevereiro e 18 de março de 2024, são Senador Rui Palmeira, Marechal Deodoro, Murici, Inhapi, Maribondo e Ouro Branco. Além disso, outros 60 municípios do estado estão em situação de alerta.