Megaoperação desarticula facção criminosa ligada ao Comando Vermelho em Alagoas

22/05/2025 08:28 | Texto de:


Reprodução | Foto de: Reprodução



A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira (22) uma operação integrada de grande porte para desarticular uma organização criminosa vinculada à facção Comando Vermelho (CV). O grupo é investigado por envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas, causando preocupação em diversas comunidades do estado.

A ação conjunta das Polícias Civil e Militar visa cumprir 17 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. As operações estão concentradas nas cidades de Maceió e Marechal Deodoro. As investigações são fruto de um trabalho minucioso da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil, em parceria com o Batalhão de ROTAM, da Polícia Militar.

A facção criminosa, que dá nome à operação e é o alvo prioritário dos órgãos de segurança, concentra suas atividades principalmente no Conjunto Gislene Matheus, em Marechal Deodoro, e em diversos bairros da capital.

Mais de 350 policiais estão envolvidos na ofensiva, demonstrando a magnitude do combate ao crime organizado em Alagoas. A operação conta com a participação de diversas unidades da Polícia Militar, incluindo ROTAM, RAIO, BOPE, Choque, 1º BPM, 12º BPM, 4º CPM, 4º BPM, 5º BPM, BPA, BPTRAN e BPRV. Pela Polícia Civil, atuam agentes da DRACCO, CORE, DNARC e OPLIT. O apoio aéreo do Departamento Estadual de Aviação (DEA) também reforça a ação.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, o delegado-Geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, e o comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Amorim, acompanham de perto os trabalhos.