São Luís do Quitunde é o primeiro município alagoano a decretar situação de emergência após chuvas

22/05/2025 10:35 | Texto de:


Reprodução | Foto de: Reprodução



O município de São Luís do Quitunde foi o primeiro em Alagoas a decretar situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que castigam o estado desde o último sábado (17). O comunicado foi emitido pela prefeitura na noite de quarta-feira (21), e agora a cidade aguarda o reconhecimento federal para ter acesso a recursos destinados aos reparos e assistência à população.

Em entrevista, o capitão Douglas Gomes, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil de Alagoas, informou que, até quarta-feira, cerca de 300 pessoas estavam desabrigadas em São Luís do Quitunde. Essas famílias necessitam de auxílio do poder público, seja por meio de abrigos ou aluguel social.

"Foi o município mais afetado. Há quase 300 pessoas desabrigadas. O novo boletim vai trazer um número maior. A cidade está alagada e inundada. Tanto que ontem foi o primeiro município a decretar situação de emergência. Foi muito atingida", afirmou o capitão Douglas Gomes.

Número de desabrigados e desalojados aumenta em Alagoas:

Segundo Douglas Gomes, o número total de desabrigados ou desalojados em todo o estado de Alagoas já se aproximava de 800 pessoas. A Defesa Civil estadual deve divulgar um novo balanço na manhã desta quinta-feira (22), adiantando que o número aumentou nas últimas horas.

Outros municípios, como Rio Largo, Coqueiro Seco, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, estão analisando a possibilidade de também decretar situação de emergência. "Pode ser que decretem ainda hoje, mas não há certeza", complementou o integrante da Defesa Civil.