Vamos Subir a Serra chega à 8ª edição com show de Jorge Aragão e programação cultural
25/10/2024 19:00 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

O festival afro-cultural "Vamos Subir a Serra" retorna em sua 8ª edição para comemorar o mês da Consciência Negra, com uma programação gratuita que abrange diversas manifestações culturais, atraindo visitantes de diferentes regiões. Reconhecido como o maior evento de seu tipo no Norte e Nordeste, o evento acontecerá entre os dias 13 e 19 de novembro, com início na Orla de Pajuçara, em Maceió, e encerramento na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
Entre os destaques, no feriado de 15 de novembro, o renomado sambista Jorge Aragão será a principal atração, apresentando clássicos de seu repertório. A banda alagoana Vibrações também marcará presença, agregando relevância local ao evento.
Com mais de 40 atividades planejadas, o festival busca valorizar as culturas afro-brasileira e indígena. O Espaço Kizomba será um dos atrativos, dedicado à gastronomia dessas culturas, permitindo que o público explore pratos típicos e suas raízes. O evento apresenta também inovações, como o Espaço Kazuli, voltado para o público infantil, com oficinas de capoeira, brinquedos tradicionais e danças afro.
Outra novidade é o Espaço Afro-futuro, que oferecerá experiências de realidade virtual com uma imersão na história da Serra da Barriga, além de palestras sobre o papel da tecnologia no combate ao racismo. Para a juventude urbana, o Espaço Mucambo contará com manifestações de hip hop, integrando elementos da cultura afro-brasileira.
A partir de 18 de novembro, as atividades migram para a Serra da Barriga, onde ocorrerá a tradicional visita guiada Palmares In Loco, direcionada a estudantes e pesquisadores. Outras atrações incluem o Xirê de Malungo, com o cantor e pesquisador Tiganá Santana, e o Pôr do Sol Cultural com a Orquestra de Tambores no mirante Acaiene, promovendo um momento de reflexão.
Organizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, o festival conta com o apoio do TikTok, Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Sebrae, Sesc-Fecomércio e Neabi-Ufal.