Turista argentino é detido em Maceió após surto e acusações de xenofobia e ato obsceno
03/02/2025 14:20 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

Um turista argentino de 78 anos foi detido em Maceió, na última quinta-feira (30), após ser acusado de desacato, ato obsceno e xenofobia em frente à pousada onde estava hospedado, no bairro da Pajuçara. O incidente ocorreu após denúncias de populares, que relataram comportamento agressivo do idoso.
Durante a abordagem, os policiais do Ronda no Bairro encontraram o turista alterado, que inicialmente negou as acusações, mas teve que ser algemado para garantir sua segurança e a dos demais envolvidos. Além de desrespeitar a guarnição, o idoso cometeu um ato de xenofobia durante a intervenção policial.
Ao perceberem que o homem estava aparentemente em surto psicótico, um amigo do turista revelou que ele sofre de depressão e faz uso de medicamentos controlados, o que teria contribuído para seu comportamento agressivo. "Com base nas informações, acionamos a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro para tentar uma abordagem mais cuidadosa, mas ele continuou agitado e desacatando", explicou o 1º sargento Gerson, responsável pela ocorrência.
Devido à situação, uma viatura do 1º Batalhão foi chamada para reforçar a ação. O turista foi então conduzido à Delegacia de Proteção ao Turista, onde a delegada Luci Mônica determinou que ele fosse encaminhado ao Hospital Portugal Ramalho para avaliação médica. O Samu foi acionado para realizar os procedimentos de saúde necessários, considerando o surto apresentado pelo idoso.