Sinteal leva protesto por valorização salarial ao palácio do Governo em Maceió

23/04/2025 13:53 | Texto de:


Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



Na manhã desta quarta-feira (23), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) protagonizou mais um ato público na luta por valorização salarial e condições de trabalho dignas nas escolas. A mobilização teve início em frente à Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), no bairro do Poço, e seguiu em caminhada rumo ao Palácio do Governo, no centro de Maceió.

O protesto integra a agenda de mobilizações definida em assembleia pelo Sinteal, que busca respostas concretas tanto da Prefeitura de Maceió quanto do Governo do Estado em relação às demandas da categoria.

Segundo relatos dos trabalhadores da educação, a Prefeitura de Maceió apresentou inicialmente uma proposta de reajuste salarial de apenas 4%, dividida em duas parcelas. Após as primeiras manifestações, como o ato realizado no bairro do Benedito Bentes, a gestão municipal elevou a proposta para 5%, mantendo o parcelamento (2,5% em maio e 2,5% em outubro). No entanto, o valor ainda é considerado insuficiente pela categoria, que o rejeitou em uma nova assembleia.

Em declaração ao portal UP, uma professora confirmou que a luta da categoria ganhará ainda mais força com uma paralisação estadual agendada para o dia 6 de maio. A ação tem como objetivo pressionar por melhorias salariais e nas condições de trabalho em toda a rede de ensino de Alagoas.