Rio Mundaú alcança nível de atenção em Alagoas
10/07/2024 10:48 | Texto de:

Rio Mundaú | Foto de: Reprodução

Os últimos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) às 8h desta quarta-feira (10) indicam que os rios Jacuípe e Mundaú chegaram ao nível de atenção, identificado pela cor amarela. A Defesa Civil Estadual está monitorando ambos os rios de perto.
De acordo com o boletim da Semarh-AL, o rio Jacuípe, localizado no município de mesmo nome, atingiu a marca de 433 centímetros, mas a tendência é de descida. Já o Rio Mundaú, em União dos Palmares, apresenta uma tendência de subida e atingiu 473 centímetros.
"O rio Jacuípe está agora com 441 cm, sendo a cota de atenção em 420 cm e a cota de transbordamento em 530 cm. Os níveis dos rios das principais bacias estão em elevação, mas sem riscos de transbordamento, porém em níveis altos", afirmou Douglas Gomes, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil Estadual.
Em União dos Palmares, o Rio Mundaú acaba de atingir a cota de atenção, estando agora em 473 cm, com a cota de atenção fixada em 470 cm. "As chuvas devem diminuir de intensidade hoje, porém continuam em volumes menores intercalados com períodos secos. A preocupação são os solos já encharcados e já tivemos volumes consideráveis", explicou Douglas Gomes.
Por volta das 9h, foi reforçado que o Rio Mundaú, em Rio Largo, chegou ao nível de 687 centímetros, com a cota de atenção em 725 centímetros. A expectativa é de que a elevação continue.
Apesar da previsão de diminuição da intensidade das chuvas, a meteorologia indica que a precipitação não deve cessar e continuará de forma contínua, porém com menor intensidade na região dos rios. O estado de Pernambuco, onde se encontram a cabeceira do Mundaú e a foz do Jacuípe, também permanece com previsão de chuvas.
O boletim hidrológico da Semarh-AL é atualizado a cada hora e está disponível no site da secretaria para consulta pública.