Protesto por soltura de indígena preso por porte de arma bloqueia BR-101 em Joaquim Gomes

15/01/2025 11:06 | Texto de:


Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



Na manhã desta quarta-feira (15), indígenas do grupo Wassu Cocal bloquearam um trecho da BR-101 no município de Joaquim Gomes, localizado na Zona da Mata de Alagoas. O protesto ocorreu no Km 24 da rodovia, onde os manifestantes usaram galhos e fogo para obstruir os dois sentidos da via.

De acordo com populares que estavam passando pela região, o bloqueio foi motivado pela reivindicação pela soltura de um indígena preso por porte ilegal de arma de fogo. O indígena teria sido detido pelas autoridades em razão da infração, o que gerou a reação da tribo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para monitorar a situação e informaram que estavam em processo de negociação com o cacique da tribo. Após algumas horas de obstrução, a via foi finalmente liberada e o tráfego restabelecido.

Embora o protesto tenha sido pacífico, ele gerou transtornos para motoristas e passageiros que estavam no local. As autoridades seguiram com as negociações para resolver a situação, e a pista foi liberada sem maiores incidentes.

Ainda não há informações sobre o andamento da situação jurídica do indígena detido, mas as autoridades seguem monitorando a região e aguardam uma resolução para o caso.