Inmet e Semarh emitem avisos de chuvas intensas para Maceió e mais 16 cidades alagoanas
15/05/2025 13:50 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Assessoria

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de potencial perigo de chuvas intensas para Maceió e outras 16 cidades no estado de Alagoas. O aviso é válido até as 23h59min desta sexta-feira (16), com possibilidade de prorrogação.
De acordo com o Inmet, as áreas sob alerta podem registrar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h. Há um baixo risco de alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos em regiões com áreas de risco.
Diante da previsão, o Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas durante as chuvas e observe com atenção possíveis alterações em áreas de encostas. Em casos de emergência, as autoridades indicam contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
As cidades alagoanas incluídas no alerta amarelo são:
Barra de Santo Antônio;
Campestre;
Colônia Leopoldina,
Jacuípe;
Japaratinga;
Joaquim Gomes;
Jundiá;
Maceió;
Maragogi;
Matriz de Camaragibe;
Novo Lino;
Paripueira;
Passo de Camaragibe;
Porto Calvo;
Porto de Pedras;
São Luís do Quitunde;
São Miguel dos Milagres.
Em complemento ao alerta do Inmet, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) também se manifestou, comunicando que monitora continuamente as condições meteorológicas.
Segundo a Semarh, as análises dos modelos de previsão indicam a possibilidade de pancadas de chuva com acumulados significativos e rajadas de vento, especialmente para as regiões do Litoral, com maior intensidade na parte norte do estado – incluindo a região metropolitana de Maceió – e na Zona da Mata. Essa condição meteorológica é esperada a partir desta quinta-feira (15) e pode se estender pelo menos até o sábado (17).