Glauber Braga Acusa Arthur Lira de Orquestrar Processo de Cassação

22/04/2025 11:57 | Texto de:


Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acusou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de ser o principal articulador do processo que pode resultar em sua cassação. A declaração foi feita logo após o parlamentar encerrar uma greve de fome de oito dias, realizada em protesto contra o andamento do caso.

"Todos na Câmara sabem que é Lira quem está puxando os fios por trás do processo", afirmou Braga em entrevista à Folha de S.Paulo. O deputado alega que a ação é uma retaliação por suas denúncias sobre supostas irregularidades envolvendo o grupo político de Lira em Alagoas, incluindo o uso de verbas do orçamento secreto na cidade de Rio Largo.

O processo de cassação foi aberto após Braga agredir um militante do Movimento Brasil Livre (MBL). O deputado justifica a agressão como uma reação emocional a ofensas direcionadas à sua mãe, que sofre de Alzheimer em estágio avançado.

Em um tom de alívio, Braga elogiou o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por negociar a suspensão do processo por 60 dias. "Ele demonstrou que não é o Arthur Lira no comando da presidência da Câmara", declarou o deputado.

A suspensão do processo concede um período de respiro para Braga, que busca agora reunir apoio político e jurídico para se defender das acusações. O deputado reafirma sua convicção de que é vítima de perseguição política e promete continuar denunciando as supostas irregularidades ligadas ao grupo de Lira.

A defesa de Lira ainda não se pronunciou sobre as acusações de Braga.