Funeral do Papa Francisco reúne mais de 250 mil fiéis no Vaticano

26/04/2025 09:16 | Texto de:


Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



O funeral do Papa Francisco foi realizado neste sábado (26) na Praça de São Pedro, no Vaticano, em uma cerimônia que emocionou o mundo inteiro. Segundo a Santa Sé, mais de 250 mil pessoas, além de dezenas de chefes de Estado e membros da realeza, estiveram presentes para dar o último adeus ao pontífice argentino.

A celebração começou às 10h (5h no horário de Brasília) com a Missa de Exéquias, uma cerimônia dedicada aos fiéis falecidos, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Mais de 220 cardeais e 750 bispos e padres concelebraram a missa perto do altar, enquanto cerca de 4 mil padres participaram espalhados pela praça.

A missa e os ritos finais, como a Última Commendatio e a Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias —, duraram cerca de 2 horas e 10 minutos. Em seguida, o caixão do Papa foi levado em cortejo para a Basílica de Santa Maria Maggiore, local escolhido por Francisco para seu sepultamento.

Para garantir a segurança do evento, o acesso à Praça de São Pedro foi controlado, e amplos corredores foram criados na Praça Pio XII para facilitar a circulação das autoridades.

Na primeira fila das autoridades estavam os presidentes da Argentina e da Itália, seguidos pela realeza e, depois, os demais líderes em ordem alfabética francesa. Ao todo, cerca de 130 delegações internacionais marcaram presença, incluindo aproximadamente 50 chefes de Estado e 10 soberanos reinantes.

Entre os líderes presentes estavam:

Albânia: Presidente Bajram Bega

Alemanha: Presidente Frank-Walter Steinmeier e Chanceler Olaf Scholz

Angola: Presidente João Lourenço

Argentina: Presidente Javier Milei

Áustria: Presidente Alexander Van der Bellen e Chanceler Christian Stocker

Bangladesh: Conselheiro-Chefe Muhammad Yunus

Bélgica: Rei Philippe, Rainha Mathilde e Primeiro-Ministro Bart De Wever

Brasil: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Primeira-Dama Janja Lula da Silva

Bulgária: Primeiro-Ministro Rossen Jeliazkov

Chipre: Presidente Nikos Christodoulides

Croácia: Presidente Zoran Milanovic

Equador: Presidente Daniel Noboa

Espanha: Rei Felipe VI e Rainha Letizia

Com esta cerimônia solene, inicia-se o período de nove dias de luto e orações em honra ao Papa Francisco, lembrado por sua humildade, proximidade com os mais pobres e seu empenho pela paz e pela justiça social.