Alagoas é o quarto estado mais violento do Brasil, diz Anuário Brasileiro Segurança Pública

20/07/2024 08:38 | Texto de:


Anuário Brasileiro | Foto de: Reprodução



Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira, as mortes violentas no Brasil continuam em queda desde 2017. No ano passado, a redução foi de 3,4%, resultando em 46.300 assassinatos no país.

Entretanto, Alagoas seguiu na contramão dessa tendência em 2023, registrando um aumento de 1,4% nos homicídios, com um total de 1.187 mortes violentas. Esse crescimento contraria o histórico de queda que vinha sendo mantido no estado.

Além de Alagoas, outros cinco estados apresentaram crescimento no número de assassinatos: Amapá (39,8%), Mato Grosso (8,1%), Pernambuco (6,2%), Mato Grosso do Sul (6,2%) e Minas Gerais (3,7%). Alagoas se destaca como o quarto estado mais violento do país.

Apesar do aumento, a política de segurança pública em Alagoas é considerada eficiente do ponto de vista tradicional. No entanto, é importante reconhecer que há um limite no trabalho policial. Investimentos maciços em outras áreas essenciais são necessários para reduzir drasticamente esses números.

Muitos avanços já foram alcançados, mas ainda há muito a ser feito.